MOBY DICK de HERMAN MELVILLE


A Grande Baleia Branca.



OI!

Ontem eu fui ao cinema e fiquei muito feliz em saber que em Dezembro desse ano vai estar em cartaz um filme cuja a história eu já tive o prazer de ler que é Moby Dick, sim a grande baleia branca vai está nos cinemas neste ano, eu simplesmente surtei com a notícia, faz um tempo que li o livro escrito por Herman Melville e achei muito fascinante toda a trama.

Essa história já ganhou vida no mundo cinematográfico eu lembro de dois filmes que são Moby Dick de 1956 e 2010: Moby Dick.





Sinopse:

Consumido por uma raiva completamente insana, Capitão Ahab (Gregory Peck) tem apenas um objetivo na vida que é vingar-se de Moby Dick, a grande baleia branca que o feriu e o desfigurou. O obcecado capitão de um baleeiro usa seu poder de comando como uma desculpa para navegar pelos sete mares em uma busca sem fim pelo objeto de ódio. Lutando contra uma tripulação amotinada, o calor tropical e tormentas violentas, Ahab finalmente encontra com sua inimiga e começa um confronto que irá culminar em uma luta épica de uma fúria sem fim.


Moby Dick é um filme britânico de 1956 dirigido por John Huston, com roteiro de Ray Bradbury e do próprio Huston, baseado no clássico Moby Dick, de Herman Melville.



Trailer do filme:




Cheguei a assistir esse filme de 1956 no Telecino Cult que passou uma certa vez e achei que o filme estava muito fiel ao livro, eu amei ver. Além desse filme de 1956 eu soube que teve um em 2010, embora eu não tenha assistido, contudo pretendo ver essa adaptação.



Sinopse: 

Essa infame baleia é  o maior, a mais malvada e muito mais forte. O capitão Ahab está determinado a destruir o mamífero poderoso que o mutilou.

Título Original: 2010: Moby Dick
Ano: 2010
Diretor: Trey Stokes
Elenco: Barry Bostwick, Renée O'Connor, Matt Lagan, Adam Grimes.
Duração: 87 min

Origem: USA

Não posso falar muito desse filme porque não assisti!



Trailer do filme:





E agora vai chegar uma nova versão desse clássico nos cinemas e lógico que eu estou super animada como essa notícia espero que eles tenham feito o filme tão bom quanto o livro. O nome dessa nova versão é No Coração do Mar e vai ter no elenco Chris Hemsworth, o Thor, como personagem principal.







Sinopse:

Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex é atacado por uma baleia gigante e feroz, deixando toda a tripulação desesperada para encontrar uma forma de escapar da morte.
Lançamento: 3 de dezembro de 2015.










Trailer do filme:


música

Curiosidade sobre o livro:

A obra foi inicialmente mal-recebida pelos críticos, assim como pelo público, mas com o passar do tempo tornou-se uma das mais respeitadas da literatura inglesa, e seu autor é agora considerado um dos maiores escritores estadunidenses. O livro abre-se com uma das mais famosas citações da língua inglesa: "Chamai-me Ismael."

Um breve resumo:

A história começa quando Ismael, um veterano do mar, decide embrenhar-se em um outro ramo da atividade marítima, a pesca de baleias. Para isso, viaja para uma região norte-americana especializada nesse tipo de pesca, e instala-se na hospedaria O Espiráculo, onde conhece Queequeg, o seu melhor amigo. Embarcam no navio The Pequod, mas antes Ismael recebe um aviso de um homem velho que o capitão, conhecido como Ahab, é louco e muito se compara com o diabo e seu navio, como o inferno. Ahab possui "demônios". E também anuncia que tem um único e verdadeiro ódio: a baleia Moby Dick.

A viagem baleeira tem a previsão de três anos de duração. O interesse da tripulação do Pequod é a obtenção de lucro a partir da pesca de baleias para extração de gordura, espermacete - fino produto e amplamente usado na época - e outros sub-produtos da pesca. Contudo, o capitão Ahab tem por objetivo particular confrontar-se com Moby Dick, o cachalote responsável por arrancar-lhe a perna. Moby Dick é tido como um monstro pelos baleeiros, os quais, segundo o autor, evitam confrontar-se com ele quando o avistam. 

 Em meio as loucuras e acessos de raiva devido à ambição do Capitão, a baleia curiosamente se choca contra o navio, que entra em estado de instabilidade enquanto seus tripulantes tentam escapar, e aqueles que entraram nos botes para se confrontar com Moby Dick acabam tendo que esperar pela morte. Tendo seu melhor amigo Queequeg morrido naquele mesmo dia, Ismael estava sozinho em meio aos escombros e aos corpos  dos tripulantes mortos, quando não lhe restavam mais esperanças, o caixote onde Queequeg seria velado, segundo sua crença pagã, emerge da água para que o único sobrevivente seja salvo. E, assim, as ondas levam o marinheiro para casa. Tempos depois de ter vivido e experimentado o sabor da amarga aventura e ter visto o quanto o homem pode ser tolo por razões estupidas, Ismael não teve mais vontade de voltar para o mar. Sendo assim o fim de tudo.



Esse é um pequeno resumo da obra pois faz um tempo que eu li esse livro e não lembro de muitas coisas direito, mais vou voltar a ler e quando assistir o filme irei fazer um post falando sobre o filme e o livro. Essa é a capa do meu livro, comprei ele na Bienal do ano passado mais já tinha lido esse livro na escola.

Gente no final desse livro fala sobre a caça as baleias eu acho isso muito triste porque são animais tão lindos embora selvagens que não fazem mal a menos que sejam atacadas elas vão se defender como qualquer ser vivo.













Essa foi a sugestão de hoje!!!

Beijos até a próxima!!!!

Comentários

  1. É bom a versão de 2010, mas, obviamente, 2015 Eu gosto mais. Em suma, "In the heart of the sea" é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas