ORGULHO E PRECONCEITO - JANE AUSTEN


Hoje é o dia do Livro!!!

29 de outubro


Como hoje é um dia especial vou fazer um pequeno resumo do livro que eu amo  que é Orgulho e Preconceito de Jane Austen.





Hoje resolvi falar do livro/filme Orgulho e Preconceito de Jane Austen, eu amo essa história porque ela é de uma época antiga onde o casal só podia beijar-se quando casa-se, o contato entre homens e mulheres em público só podia ser em festa quando estivessem dançando ou quando já fossem casados. As roupas também são lindas( veja o filme), os vestidos daquela época eram uma graça, toda mulher podia sentir-se uma princesa, mais voltando para o assunto aqui vai o resumo do livro:

Ps. Leiam o livro porque ler nos permite conhecer palavras novas e a desenvolver nossa imaginação e criatividade. Os livros nós permite embarca em grandes aventuras.


Capa do livro: Edição de Luxo:




Resumo do Livro:

A história começa  com a  chegada do, Mr. Bingley, um jovem  cavalheiro, que aluga uma propriedade no campo chamada Netherfield, perto dos Bennet. Ele chega à cidade acompanhado de sua irmã, Caroline Bingley, e de um amigo, Mr. Darcy. Enquanto Bingley é bem recebido pela comunidade, Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada com relação às pessoas do campo. Bingley e Jane Bennet iniciam um relacionamento, mais  as interferências inadequadas e embaraçosas dos Bennet e da oposição da irmã de Bingley, que considera Jane socialmente inferior o relacionamento fica comprometido. Enquanto isso, Elizabeth é “ferida” pela rejeição de Darcy durante uma dança local, e decide rebater a indiferença dele com sua perspicácia e espirituosidade.

Elizabeth começa, por sua vez, uma amizade com Mr. Wickham, um oficial que tem intrigas com Darcy. Wickham conta a ela que foi maltratado pelo mesmo, e Elizabeth imediatamente soma tais informações entre os motivos de seu ódio a Darcy e passa a desprezar mais ainda . Ironicamente, mas sem o conhecimento dela, Darcy começa a se interessar, aos poucos, por Elizabeth. Quando Bingley parece resolvido a propor casamento a Jane, ele deixa repentinamente Netherfield, deixando Jane confusa e desapontada. Elizabeth se convence de que a irmã de Bingley e Darcy conspiraram para separar os dois apaixonados. 

Após a partida de Bingley, Mr. Collins, o primo das Bennet que herdará Longbourn( a casa das irmãs Bennet), chega e fica um tempo com os Bennets; ele é um clérigo apadrinhado de Lady Catherine de Bourgh, tia de Darcy, e além de ter vindo visitar sua primas, vem escolher, entre as irmãs Bennet, uma esposa. Mr. Bennet e Elizabeth não aprovam o seu comportamento egoísta; Collins se interessa por Jane, mas quando sabe de suas pretensões por Bingley, se volta para Elizabeth, a quem propõe casamento. Elizabeth o rejeita, para desgosto da inadequada Senhora. Bennet. Collins, então, propõe casamento para a amiga íntima de Elizabeth, Charlotte Lucas, que aceita.

Na primavera, Elizabeth acompanha Charlotte e seu primo à paróquia de Kent, que é vizinha de Rosings Park, a grande mansão da tia de Mr. Darcy, Lady Catherine de Bourgh. Ao visitar Lady Catherine, Mr. Darcy encontra Elizabeth, e ela acaba descobrindo que ele foi a causa da separação de Bingley e Jane. Depois, Darcy admite seu amor por Elizabeth e se declara, mas essa o recusa, sob a alegação de ele ter separado sua irmã de Bingley.

Diante as acusações de Elizabeth, Darcy lhe escreve uma carta, justificando suas ações. A carta revela, também, que Wickham se desfizera dos seus bens, os quais o pai de Darcy concedera, e depois o acusara. Para se vingar da família de Darcy, Wickham seduzira sua jovem irmã Georgiana—para ganhar sua mão e a fortuna, persuadindo-a a fugir com ele—e depois a abandonara. Sobre Bingley e Jane, Darcy justifica suas ações sob a alegação de que Jane não parecia demonstrar interesse no relacionamento com Bingley.

Darcy admite antevir desvantagens na ligação com a família de Elizabeth, especialmente com sua embaraçosa mãe e suas jovens irmãs. Após ler a carta, Elizabeth admite não depositar muita credibilidade nas ações de Wickham, e que suas primeiras impressões sobre Darcy podem não estar certas, e retorna para casa.

Alguns meses mais tarde, durante um passeio por Derbyshire com seus tios, Elizabeth visita Pemberley, a casa de Darcy. A caseira de Darcy, uma velha senhora que o criou desde a infância, presenteia Elizabeth e seus parentes com uma impressão benevolente e correta do caráter de Darcy. Inesperadamente, ele chega e trata Elizabeth e seus parentes com cordialidade, apresentando sua irmã Georgiana.

As relações entre Elizabeth e Darcy são interrompidas quando Lydia, a jovem irmã de Elizabeth, foge com Wickham que, na verdade, não tem planos de casar com ela. Tal fato pode significar a ruína da família dos Bennet. Sob a intervenção do tio de Elizabeth, Lydia e Wickham se casam, e após o casamento, visitam Longbourn. Enquanto conversa com Elizabeth, Lydia comenta a presença de Darcy em seu casamento e,para  surpresa, Elizabeth  descobre que o verdadeiro responsável pelo casamento e pela salvação da honra de sua família foi Darcy.Elizabeth conta a seu pai que Darcy foi responsável pela união de Lydia e Wickham . 

Algum tempo depois, Bingley e Darcy retornam, Bingley propõe casamento a Jane, e há rumores de que Darcy proporá casamento a Elizabeth. Lady Catherine vai até Longbourn e confronta Elizabeth, ameaçando-a para que não aceite a proposta de Darcy. Elizabeth recusa obedecê-la e, quando Darcy a visita e lhe propõe casamento, ela aceita.


Minha opinião sobre o livro:

Quando eu li o livro eu já tinha assistido o filme e o que posso dizer sobre o livro é que ele possui muitas coisas que não tem no filme até porque não daria para colocar tudo mais os dois são incríveis embora eu prefira mais o livro porque descreve melhor os sentimentos e como vão desenvolvendo cada cena.
A Lizy( é o apelido de Elizabeth no filme) é sem dúvida a personagem que mais amei porque ela é independente tem suas própria ideias e atitudes que são difíceis de encontra naquela época onde as mulheres ainda não tinha tantos direitos quantos homens, confesso que eu queria ter vivido nesse tempo acho lindo ler e ver filmes de épocas acho que tinha mais romance naquele tempo. Eu não cheguei a ter raiva do Darcy porque logo após ele ter falado de modo mesquinho com Lizy ele começa a ficar intrigado e a desenvolver sentimentos por ela o que eu achei fofo,mais gostei da atitude da Lizy porque ele devolveu com o mesma frieza mais logo depois ela começa apaixonar-se por ele.

O livro é perfeito, tem uma linda história que vocês vão amar. Quem já viu o filme procure ler esse livro que eu garanto vocês vão amar.


Espero que tenham gostado lembrando que o livro é muito bom e tem muito mais coisas que o filme e que vale muito apena vocês lerem esse livro.
Eu indico de mais esse romance que é escrito pela minha autora favorita Jane Austen.



" SE SEUS SENTIMENTOS SÃO OS MESMOS DE ABRIL PASSADO, ENTÃO DIGA-ME DE UM VEZ MINHA AFEIÇÃO E MEUS DESEJOS NÃO MUDARAM, MAS UMA PALAVRA SUA IRA ME SILENCIAR PARA SEMPRE.
SE CONTUDO SEUS SENTIMENTOS TENHAM MUDADO, EU TEREI DE DIZER QUE VOCÊ ENFEITIÇOU MEU CORPO E ALMA E EU A AMO, EU AMO, EU AMO, RECEIO QUE NÃO FIQUEMOS SEPARADOS A PARTIR DE AGORA".

DARCY EM ORGULHO E PRECONCEITO

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas